sábado, 29 de setembro de 2012

ANALISE DO LIVRO: LUIZ GAMA – O Libertador de escravos e sua mãe libertaria Luiza Mahin.



É POSSÍVEL PERCEBER QUE A HISTORIA É ESCRITA PELOS COVARDES, POLÍTICOS E POR AQUELES QUAIS, MANTÉM INTERESSES E PODER. O MANIPULAR A HISTORIOGRAFIA DE UM POVO, FICA EVIDENTE NA OBRA DE LUIZ GAMA.
COM ISSO PERCEBE SE QUE, HISTORIAS DE POVOS, SUAS CONQUISTAS, É REALIZADA POR PERSONAGENS PROTAGONISTAS E SEUS COADJUVANTES, O OPRIMIDO, MAS NÃO É ESCRITA POR ESTES.
E SIM SEUS OPRESSORES E QUE MANTÉM  INTERESSES SOBRE ELA, PERCEBER ISSO SEM UMA INVESTIGAÇÃO E UM DISTANCIAMENTO DO SENSO COMUM, PODE SER DIFICULTOSO, VISTA QUE AQUELES QUE QUEREM ESCONDER A HISTORIA REAL TÊM INTERESSES PESSOAIS.
UMA LINDA HISTORIA DE LUTA CONTRA ALGO QUE O AFETAVA DIRETAMENTE, EM UM CONTEXTO HISTÓRICO, QUE FARIA QUALQUER OUTRO HOMEM DESISTIR, UMA  BRAVA  LUTA NA BUSCA DA VERDADE E DIGNIDADE DO CIDADÃO PERTENCENTE A ESTA TERRA, FAZENDO SUA PARTE PELA IGUALDADE NUMA TERRA USURPADA, SUCATEADA E INVADIDA, SENDO O PALCO  DE UMA  DRAMATURGIA SUJA  E TRISTE  PARA COM UM POVO MANIPULADO EM UM SISTEMA HISTÓRICO DE SEGREGAÇÃO E DIFERENÇAS SOCIAIS.
MOUZAR BENEDITO COLOCA A HISTORIA EM SEU DEVIDO LUGAR DE FORMA PRIMOROSA, E DEMOSTRA NESTA PEQUENA OBRA “LUIZ GAMA – O LIBERTADOR DE ESCRAVOS E SUA MÃE LIBERTARIA LUIZA MAHIN” OS ESQUECIDOS QUE A HISTORIA ESCONDEM OU NÃO SE FALA. UM OLHAR PECULIAR UTILIZANDO COM MUITA INTELIGENCIA E ASTUCIA SOBRE AS MAZELAS DO SEU POVO, FAZENDO COM QUE SUA LUTA MUITAS VEZES SOBRE REPRESSÃO E BOICOTE FOSSE VALIDA PARA AQUELES E PRECISAVAM DE UM REPRESENTANTE, ALGUÉM QUE FALACE, DEFENDERA SEUS IDEAIS DE LIBERDADE, EM SER UM CIDADÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, QUE SE CONFUNDE QUANDO TENTA DEMOSTRAR SUA INDENIDADE  FAZENDO ASSIM O DESCONHECIMENTO E FALTA DE MEMORIA REFERENTE À SUA PRÓPRIA HISTORIA.
PERCEBO QUE MINHA FUNÇÃO COMO EDUCADOR E RECONSTRUIR A HISTORIA EVIDENCIANDO, OS VERDADEIROS GUERREIROS E LUTADORES DE CAUSAS PERTINENTES, POIS SOMENTE ASSIM PODEMOS ORGANIZAR A HISTORIA COMO ELA DEVERIA ESTAR ISSO É UMA REPARAÇÃO CONTINUA ONDE O SISTEMA QUE HOJE SE ENCONTRA INSTALADO DE BUROCRATAS SENTADOS EM SUAS COMODAS SITUAÇÕES DE INTERESSES CAPITAIS, ONDE REPARA A HISTORIA PODE TRAZER A TONA UM VERDADE NÃO TÃO SABOROSA E ADOCICADA QUE A MÍDIA  O CAPITAL DE CONSUMO E A POLITICA PREFERE REPRODUZIR, COM UM INTUITO CLARO DE INTERESSE DE POUCOS.
 PENSO AINDA, QUANTOS OUTROS O SISTEMA TENTA ABAFAR E COLOCA LOS A MARGEM DAS VERDADEIRAS LUTAS QUE TRAVARAM, EM TORNO DE UMA REPUBLICA MAIS DIGNA E IGUALITÁRIA PARA SE VIVER?
FAZER O OUTRO PERCEBER SUA HISTORIA RECONHECENDO SEUS VERDADEIROS HERÓIS  E CONTRIBUIR PARA UM PENSAMENTO LIVRE, ONDE CADA UM POSSA ANALISAR SABENDO A VERDADE E SEUS DIFERENTES LADOS, PROPORCIONANDO UM PERCEBER SOBRE SI E O OUTRO HISTORICAMENTE, ONDE REFLETIR FARA QUE ESTE SE COMPROMETA COM O BRASIL ONDE A SUA VERDADE DEVE E PRECISA SER REESCRITA, REORGANIZADA QUANTO AO SEU HISTÓRICO E SUAS IDEIAS DE NAÇÃO COM IGUALDADES RACIAIS, O QUE É UMA INVERDADE, SENDO PRECISO FAZER MUITAS REPARAÇÕES DIATE DE TODO O MAL CAUSANDO AO LONGO DA HISTORIA.
Ricardo Camilo dos Reis - Graduando em Filosofia pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo.