quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Nota de rodapé

Em geral não utilizo meu blogger para desabafos, comentários ou opinião.apenas faço uso da arte da poesia e dos versos,  e procuro desconstruir um ponto de vista ou usar a licença poética para apaziguar os calores das almas aflitas, em principal a minha.

Pois bem, sou uma pessoa muito difícil de lidar desde a infância com muita consciência de quem eu seria, tratado de forma áspera e verdadeira não trabalha os sonhos infantis comuns, embora vivesse em uma época em que ser criança era algo diferente do de hoje..É fato que cresci sempre armado e pronto a questionar, discutir, rebater, relatar, argumentar e ser muito original, me fazendo sempre escutar  e ser ouvido de qualquer forma. Muitas vezes usei da força violenta para articular minhas ações tinha coragem mas pouco embasamento nos argumentos ou fundamentos para um discurso coerente, embora jovem. Sou e sempre fui muito observador e inteligente munido de uma esperteza astuta, aprendo fácil, penso rápido e tenho uma capacidade clara e lógica na resolução dos problemas, sempre acho um caminho, uma solução com isso posso constatar que não sou Normótico "o normótico padece de falta de empenho em fazer florescer seus dons e enterra seus talentos com medo da própria grandeza, fugindo da sua missão individual e intransferível". "Quando temos necessidade de, a todo custo, ser como os outros, não escutamos nossa própria vocação".
Com o tempo cresci e envelheci muito mais com a idade e os aprenderes da vida do que com uma questão de aparência, tenho um ar jovial muito peculiar e meu, certamente saberás se estou contente ou não embora bom ator a realidade não disfarço muito bem, com dificuldade em articular o filtro entre o cérebro e a língua sempre sai algo que pode causar certos desconfortos e até a inimizade.
Já numa fase adulta e depois de muitas escolhas acadêmicas felizes, ganhei muito conhecimento para a vida e para o mundo, onde então meus filtros deveriam ser aprimorados de forma lúcida, clara e objetiva, pois a que se pensar quanto se esta aprendendo o novo, uma característica muito própria dos cursos  onde se tem muitos professores em determinadas áreas e com níveis de conhecimento que diferem muito e acompanhado disso tem se um ser-humano embutido e formatado ali, isso pode ser primoroso ou desastroso, caso você seja uma pessoa Normótica, e não faça uso de seus filtros.
Tive uma experiência nos últimos quatro anos que é pra se pensar, essa experiência chama se graduação. A parte que me choca mais é que é uma licenciatura ou seja a formação de professores, (professores ensinando seres a serem professores). E é triste o quanto eles em sua maioria são racistas, preconceituosos, xenofóbicos, distantes da realidade, mentirosos e demagogos.
Tive ótimos professores, grandes mestres e fiz muitos amigos mas.....Na mesma proporção em que conheci a escoria do mundo, qual se apresentava de forma sorridente munida de discursos merlopontyano. Tem também do Dr tarado um ser projeto de filosofo falido que não é advogado, mas os ensina não é filosofo, mas os ensina, não negro e nem africano mas segundo ele entende e pesquisa, onde suas aulas mas parece reunião do Terceiro Reich. Temos também a estátua grega, que de nobre e bela não tem nada, ela é frustrada, triste e como não é feliz repassa os dissabores dela para outrem, seja estes quais forem... Ofensivas aulas, onde um tiroteio de discursos de segregação, preconceito e declínio humano, onde vi lindas pessoas desistirem por não ter forças para suportar discursos tão nojento e preferir se retirar....Mas eu não corro de uma briga, não me escondo da bala.
Fui perseguido, rechaçado, humilhado, difamado eeeee " Continue a nadar continue a nadar".
Pensei muito nessa virada de ano que que não terminei a graduação por perseguições, claras e que tive de enfrentar com bom humor para não desvanecer na estatísticas, dos que desistem nas primeiras dificuldades. Contudo um bom guerreiro sabe onde sua luta começa e onde ela termina, o momento de recuar e replanejar as estratégias e seguir na batalha, afim de vencer a guerra.
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...Sun Tzu.
Assim  como bom lutador realizei o provável digno em terminar o caminho de um sonho: Transferência,  pois quem manda  nos meus sonhos, vontades, realizações e se sou capaz sou eu, uma sei bem que todos os caminhos são tortuosos,  mas a escolha entre eles é minha, e por essa e outras concepções que observei, e me propus, como sempre me proponho a mudanças no modo de ver, perceber e compreender as coisas e as pessoas,é  tomo mais alguns posicionamentos qual acho importante.
Com tudo peço a compreensão de quem não me acompanhe nessa lógica não sei ser Normótico, vou e sempre irei pagar um preço alto por isso, mas a satisfação de ter a consciência tranquila em dizer o que penso e ser o que sou, é simplesmente reparadora...
Para tanto, mais uma vez, no que saímos as pressas cheio de bagagens e um peso enorme algumas coisas ficam por escolha própria, outras a gente esquece sem saber por que, e tem as que queremos carregar mas elas caem no caminho. No percurso, em seus trajetos ate o destino claro tem aqueles que sempre estiveram e continuaram, onde VC que esta lendo se encaixa?
"O homem não pode desejar nada, a menos que antes compreenda que ele só pode contar consigo mesmo; que está sozinho, abandonado na Terra, sem outros objetivos a não ser os que ele mesmo estabelecer, sem outro destino a não ser o que ele forjar...Não importa o que faremos de nós. O que importa é o que faremos daquilo que fizeram de nós. Jean-Paul Sartre" .

Por mais que eles queiram desestimular forjando um apoio com discurso de integração, fiquem espertos pois eles não querem que você cresça eles metem, quando dizem que acreditam em você, se for negro, mulher, glbts, de periferia demonstre mais ainda sua vontade e siga acreditando e lutando cada batalha, não acredite Repito Não Acredite como eu acreditei em palavras ou sorriso, um lindo discurso pode ser perverso, o conhecimento enobrece, traz muita coisa transformadora para quem ao seu encontro. Mas uma pessoa com conhecimento e sem humanidade pode ser destruidora assim é muitos Mestres que se chamaram meus professores, diferentes de outro que jamais irei esquecer...Hoje entendo o mundo acadêmico uma forma tão esclarecedora e seu jogos de egos, e suas palavras vazias...Conhecimento sem humanidade de nada serve, é um conjunto e que na universidade você não ira aprender a ser humano , principalmente se esta for ligada a alguma religião ou visão política.

Por que tudo isso?

Falo e irei falar o que penso sempre que necessário for, não mudei, apenas estou em busca de mais, não desisti apenas mudei a rota do curso que segue,  não sou outra pessoa sou a mesma e bem melhorada, continuo e sempre continuarei cítrico, de sabor forte, único e que aquele que experimenta não acha substituto a altura, uns lembram mas o Ryck é o Ryck....  


Pergunto novamente: No percurso, em seus trajetos ate o destino claro tem aqueles que sempre estiveram e continuaram, onde, VC que esta lendo, se encaixa?
 

 

Ricardo Camilo dos Reis